Perguntas Frequentes sobre o MedEnsina e seu Processo Seletivo 2019

Sobre o MedEnsina

O que é o MedEnsina?

O MedEnsina é uma extensão universitária fundada em 2002 pelos alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em conjunto com o Professor Paulo Hilário Nascimento Saldiva e que atua como um Curso PréVestibular Popular e Gratuito associado ao Centro Acadêmico Oswaldo Cruz (CAOC).

Para poder ser aluno, há custo com mensalidade e material?

O Curso Pré-Vestibular conta com uma equipe de voluntários formada por alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e com patrocínio de material didático, abstendo a Instituição MedEnsina e todos os alunos de quaisquer custos, à exceção da taxa de inscrição na plataforma Sympla no valor de R$30,00.

Que material os alunos terão acesso?

Os alunos possuem acesso ao material  didático do Sistema de Ensino Poliedro, bem como simulados e tecnologia digital dessa instituição (portal Edros)

Quais são os horários das aulas?

O MedEnsina oferece aulas de segunda a sexta-feira, das 18h45 às 22h40, além de simulados e aulas extras aos finais de semana. Possuímos plantões de dúvida de segunda a sexta-feira das 18h às 18h45.

Onde que as aulas são dadas?

As aulas são ministradas nos anfiteatros da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

O cursinho é só para quem quer medicina?

Não, nossas aulas estão voltadas para preparação dos principais vestibulares: provas de acesso a cursos de graduação da USP, Unesp, Unifesp e Unicamp; e para ENEM.

Tentei contatá-los em horário comercial mas ninguém atendeu o telefone (11)3061-9292, como posso entrar em contato com vocês?

Nosso horário de funcionamento é de segunda às sexta-feiras, das 17h30 às 23h. Fora desse horário, não garantimos atendimento por telefone, devido à disponibilidade de nossos voluntários. Além do telefone, possuímos também canal de comunicação via e-mail medensina@fm.usp.br

Não participei do processo seletivo, posso ser “ouvinte” (assistir às aulas, sem ter acesso a material)?

Infelizmente, devido a limitação de espaço, não permitimos que haja ouvintes em nossas aulas.

Sobre o Processo Seletivo

Como faço para me inscrever?

Basta fazer a inscrição na Plataforma Sympla

Devo fazer algum pagamento para me inscrever?

Sim, a taxa de inscrição para o Processo Seletivo de Alunos 2019 é de R$ 30,00 (trinta reais) e é a única tarifa a ser cobrada.

Posso pedir isenção para o pagamento da inscrição?

Infelizmente, não possuímos isenção da taxa de inscrição, pois este é o único valor cobrado durante todo o curso. O dinheiro obtido na inscrição é utilizado para pagar custos de manutenção do cursinho.

Fiz a inscrição e escolhi pagamento por meio de boleto bancário, mas não recebi o email com o boleto. O que fazer?

Verifique sua caixa de spam, caso não ache, espere o vencimento do boleto e refaça a inscrição.

Não paguei o boleto e ele venceu, como faço para obter segunda via?

Não há emissão de segunda via, após o vencimento, basta refazer a inscrição.

Como funciona o processo seletivo?

O processo é composto de uma Prova de Seleção e de uma Avaliação Socioeconômica. Serão convocados os 1000 (mil) primeiros candidatos classificados pela nota da Prova de Seleção para a Avaliação Socioeconômica e, em seguida, serão selecionados em 1ª Chamada os 260 (duzentos e sessenta) melhores classificados segundo pontuação nas duas avaliações – Prova e Avaliação Socioeconômica, cujos pesos serão, respectivamente, 20% e 80%

Onde que será aplicada a prova de seleção?

A prova de seleção ocorrerá na unidade Vila Mariana do Poliedro – R. Madre Cabrini, 38 – Vila Mariana, São Paulo, às 13h. Ela localiza-se próxima à estação Vila Mariana do Metrô (linha azul).

Como é a prova de seleção?

Trata-se de prova única com 60 (sessenta) questões objetivas com 5 (cinco) alternativas, sendo somente uma correta. A duração da prova é de 4 (quatro) horas, podendo ser estendida em caso de deficiência do candidato. O conteúdo cobrado é referente ao Ensino Médio. Veja aqui nossas provas anteriores para ter uma noção melhor de como será a prova desse ano.

Onde posso encontrar mais informações sobre o Processo Seletivo?

Sugerimos a leitura minuciosa de nosso edital. Clique aqui para ter acesso a ele.